Outlet se consolida como a meca dos descontos em marcas premium

Outlet se consolida como a meca dos descontos em marcas premium

Catarina fica a cerca de uma hora de São Paulo
Catarina Outlet Foto: Cristiano Rolemberg
Catarina Outlet Foto: Cristiano Rolemberg

Ver a sinalização vermelha com os dizeres “liquidação” numa vitrine deixa muitos corações acelerados e carteiras pulsantes. Quando todo o shopping tem sinais de “torra-torra” de preço no ano inteiro, há de se imaginar, então, a festa. A proposta do outlet Catarina, localizado a cerca de 1h do centro de São Paulo, no km 60 da rodovia Castello Branco, é exatamente essa: um espaço construído nos moldes dos outletsamericanos, com grifes renomadas vendendo peças de coleções anteriores com preços abaixo do valor da etiqueta das filiais de shoppings tradicionais.

 

O Catarina existe desde outubro de 2014, mas, neste segundo semestre de 2018, ganhou uma expansão de peso. Foram inauguradas 22 lojas, como Gucci, Salvatore Ferragamo, Tommy Hilfiger, Diesel, grupo Off Premium (Animale, Farm, Fábula, Fyi, A.Brand e Foxton) e Puma, no mesmo esquema das outras já instaladas.

— Algumas marcas dessa ala são inéditas e exclusivas no formato outletno Brasil, como a Gucci e a Salvatore Ferragamo — diz Jorge Niubo, superintendente do Catarina.

Loja da Salvatore Ferragamo no Catarina outlet Foto: Cristiano Rolemberg
Loja da Salvatore Ferragamo no Catarina outlet Foto: Cristiano Rolemberg

 

As peças têm descontos que podem chegar até 80%, o que anima muita gente a passar as tardes por lá. Em ações especiais, como a da Black Friday, que termina hoje, há remarcações na Arezzo, na Michael Kors e na Le Lis Blanc que chegam a 90% do preço original.

— Antes, a gente fazia esse tipo de compras só lá fora. Agora, é mais perto de casa — disse a empresária Carla Amat, de 44 anos, moradora da cidade de Botucatu, que garante ter conseguido economizar muito nos valores reais das bolsas da grife Tory Burch e dos tênis de marcas como Nike e Adidas.

Um dos diferenciais do Catarina para os outros espaços do tipo é a quantidade de grifes internacionais no portfólio. Além das já citadas Gucci, Ferragamo e Tory Burch, há ainda Dolce & Gabbana, Burberry e Carolina Herrera. A Burberry, por exemplo, é uma das favoritas da supervisora administrativa paulistana Flávia Nascimento, de 40 anos. Por lá, espere encontrar camisas cerca de R$ 300 mais baratas que o valor cheio (há modelos masculinos, por exemplo, que saem por R$ 500).

— Em liquidações, você vê muito refugo. Várias lojas não mandam a grade de numeração completa, é difícil muitas opções de tamanho. Aqui, nunca tive muito problema <QL>com isso — diz Flávia, que deu uma paradinha no shopping com o filho e o marido antes de seguir rumo ao interior para passar o fim de semana.

Estima-se que passem por ali, nos fins de semana, em torno de cinco mil veículos; anualmente, o movimento é de cerca de três milhões de pessoas — sem contar os animais de estimação que são liberados para passear nos corredores. Nada, no entanto, que prejudique a circulação entre as 140 lojas e 20 quiosques existentes no projeto arquitetônico assinado por Paulo Baruki, com paisagismo elaborado por Maria João D’Orey.

Peças da Tommy Hilfiger no Catarina outlet Foto: Cristiano Rolemberg
Peças da Tommy Hilfiger no Catarina outlet Foto: Cristiano Rolemberg

 

Como o espaço é grande e o tempo nem sempre é longo, um serviço atrativo é a seção “Nossos achados”, <QL>na página oficial do Catarina na internet ( catarinaoutlet.com.br ). A equipe de curadoria do shopping faz continuamente uma seleção do que são “as boas” da semana. Dá para saber, por exemplo, que <QL>um suéter da Tommy Hilfiger, cujo preço original era <QL>R$ 499, agora sai por R$ 229. E um cinto da Bo.Bô, que custava R$ 998, está sendo vendido por R$ 10 — isso mesmo, R$ 10. Mais economia, impossível.